24/09/11.
Quando penso, O quanto deixamos de avançar na educação e na saúde, procuro buscar respostas, porque tantas dificuldades dos governos em avançar nestas áreas. As respostas não são simples nem exatas, pelo contrario, são complexas. Uma das respostas que vejo é da indiferença da própria sociedade, muitos hoje em dia estão preocupados com coisas banais do dia a dia e se esquecem de cobrar dos governos melhorias nestas áreas; Na educação vemos os professores solitários gritando para todo, o quanto à educação publica se deteriora no país, mais o clamor dos mestres não encontram ecos nas sociedades, e a cada instante os governos fazem de tudo para acabar com a educação publica em prol da educação privada, o que vemos acontecer com nossos queridos mestres é de doer o coração, são agredidos de todos os lados, alunos que espancam e os maltratam em sala de aula, sobre o manto da menor idade e da proteção de estatutos, e quem protege os mestres? Salários vergonhosos para quem ensina uma sociedade a caminhar pela vida, esta mesma sociedade que está indiferente as necessidades dos mestres.
Na saúde a coisa ainda é pior, nem seus profissionais acreditam numa saúde publica eficaz para a sociedade, visto a destruição de anos com os serviços públicos de saúde, tudo para fortalecer a medicina privada, onde predomina os barões da saúde. Podemos vê pela imprensa o quanto anda o atendimento publico no Brasil, pessoas jogadas pelo chão, como se fosse um Zé ninquem,sem importância, A espera do profissional para atendê-los, peregrinando pelos hospitais em busca de internações, sem qualquer ajuda dos governos, onde a constituição federal garante que saúde é um dever do estado. Sem pai nem mãe, é assim que o cidadão se vê quando esta enfermo e precisa de um atendimento publico, se tiver um condição, procura a iniciativa privada, se não, fica a mercê das péssimas condições da maquina publica.
E o povo, onde se encontra nisso tudo? Estamos felizes por termos a próxima copa do mundo aqui, as olimpíadas. O Brasil é o país da moda no momento, a cada dia aumenta os investimentos por aqui, nosso estado, o Rio de Janeiro, se tornou a vitrine do país, novos prédios são construídos, novas indústrias se instalam por aqui, vivemos um momento único no país, no Estado e no Município do Rio, é isso que a mídia quer que acreditemos, e o nosso povo cai mais uma vez nesse ilusionismo politico colocado para a nação. Quando enfim, precisamos do sistema (educação, saúde,etc...) enxergamos um realidade cruel, nosso alunos de escolas publicas,em sua grande maioria, tiram as piores notas nos programas de controle, cabendo as maiores notas aos alunos de escolas particulares; na saúde, se é que dá para ter uma nota, cambaleando ,pedindo Socorro, encontramos o descaso dos governos. Mais, enquanto isso, estamos felizes com as ilusões que nos passam, afinal, a copa esta ai,daqui a pouco vem as olimpíadas e outras coisas mais; afinal de contas, o que precisamos mais? De fantasias ou de serviços de qualidades, pensem nisso, vamos dizer não aos enganadores da nação, no meio disso tudo, copa e olimpíadas, teremos eleições, essa é a hora de mostrarmos a nossa indignação com aqueles que não respeitam o povo, tirando-os do Olímpio do poder e fazendo-os enxergar a nova realidade, um povo esclarecido, que sabe dizer não para todas as mentiras que tentam nos empurrar goela a baixo ,um povo que sabe sim, o valor do seu voto, que sabe o quanto o seu voto pode mudar a história deste país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário