Carta aberta a enfermagem
A todo profissional de enfermagem e a população em geral.
Como um profissional da enfermagem, tenho assistido nos meios de comunicações, a difamação de uma profissão importante no cuidar da vida humana; por uma fatalidade ocorrida com uma paciente, o que lamento muito, pois o nosso lema é salvar vidas e não matar. Coloca-se em duvida a importância de uma categoria profissional,que se diga de passagem,a segunda maior categoria do Brasil,atrás apenas dos metalúrgicos.
É de ficar triste quando observamos que líderes de nossa categoria, que deveriam está do nosso lado,fazem,via mídia, um pré julgamento de uma profissional, repito, por uma fatalidade, o que lamento muito, pois valeu a vida de uma criança, e não tomam atitudes de ouvir primeiro todas as partes, como o fazem a OAB, CRM E OUTROS CONSELHOS.
Todos sabem. conselhos,sindicatos e outros órgãos de classes,a dificuldade que encontra o profissional de enfermagem no seu ambiente de trabalho,muitas vezes um ambiente quase escravo,carga horária de trabalho excessiva(cadê as 30h)patrões gananciosos(visam o lucro e não a qualidade)baixos salários,pacientes e acompanhantes humilhando o profissional(pensam que ainda vivemos num sistema escravo,a lei áurea já foi promulgada faz tempo) que esta ali somente para cuidar da saúde do próximo.
Os órgãos de classes da enfermagem deveriam repensar o seu papel, de órgãos fiscalizadores para órgãos de defesa e valorização da categoria de enfermagem.
Não estou aqui defendendo uma fatalidade ocorrida, cabe a justiça julgar, estou defendendo a profissão que há 10 anos abracei e a qual, como muitos,amam em exercê-la.
Já estamos acostumados, em não sermos reconhecidos pela população de um modo geral, pois,quando se fala em hospital,pensa-se logo num médico, mais cabe resaltar, para esta mesma população, que anjo da guarda, anjo protetor, anjos somente, etc existem, e quando você este internado dentro de um hospital, são eles que passam horas do seu lado, lutando junto com toda a equipe multiprofissional pela vida e não pela morte, nos alegramos,quando um paciente se recupera,nos entristecemos quando um paciente morre.
Ao ficar de frente de um profissional de enfermagem (enfermeiro, tec de enfermagem e aux de enfermagem) não tenha medo, pois, saiba que esta ali um profissional, que apesar de todas as dificuldades, ira cuidar de você, da melhor maneira possível. porque cuidar é o nosso lema,amar é a nossa bandeira e salvar vidas a nossa missão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário