Mesquita. 03\08\11.
Ser cidadão, dever de todos nós.
Há muitos anos atrás, a população brasileira não sabia o que era cidadania, era a época da ditadura militar, que nos impedia de pensar e falar o que pensávamos; passado anos depois da ditadura, muitos continuam sem saber o que é cidadania, O brasileiro só gosta de falar, discutir e até brigar pelo futebol ou novelas.
Vindo para a nossa realidade em Mesquita, o que vejo nas ruas é uma pequena parcela da nossa população buscando saber mais sobre a vida do politica do seu município e uma grande parcela que não está nem ai para o que acontece aqui, pois a sua vida não depende do dia a dia do município (pensam eles), mais será isso uma verdade? Será que quando aumentam os impostos, quando falta saneamento, educação, saúde, lazer e segurança, isso não vai nos atingir a todos?
Cada ato cometido seja pelo executivo ou legislativo municipal envolve nossas vidas, nosso dia a dia, por isso, cabe a nós, conhecermos mais sobre o que o executivo e legislativo municipal realiza nas diversas áreas. Como cidadãos que somos, é um direito nosso tomar parte no que ocorre por aqui, também é um dever da minoria esclarecida ser formadores de opiniões, buscar aumentar a participação da população nos atos que acontecem no município, como ocorre hoje em Teresópolis e Magé, exemplos próximos de nós.
Cidadania é isso, ao lembrar que em plena ditadura, muitos morreram e estão desaparecidos até hoje para nos dá esse direito simples, de ser cidadão, de questionar e ser questionado também, afinal, o direito pleno da democracia é a liberdade de expressão.
Pense nisso, quando estiver conversando com seus amigos, olhe ao seu redor, veja se é isso que você quer para si e para seus filhos ou amigos, questione cada coisa que ocorre aqui em Mesquita, perto de nós, não adianta brigarmos, discutirmos sobre o que ocorre em Cuba, no Egito, em Israel, nos Estados unidos, e nos esquecermos dos bairros do nosso município, das escolas daqui, do atendimento em saúde de cada dia, como anda a segurança por aqui, enfim, temos muitos assuntos de tão perto, que nos atinge, para questionarmos e buscarmos melhores soluções.
Ser cidadão é isso, amar onde nascemos crescemos e vivemos, onde passamos o nosso dia a dia, onde nossos filhos crescem. O local que nos acolhe após um dia de trabalho. Pense nisso.
Por amor a mesquita. Obrigado
Nenhum comentário:
Postar um comentário